Óscar Cardozo é o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica e também o maior artilheiro estrangeiro dos dérbis entre águias e leões, com 13 golos em 19 jogos.

O paraguaio chegou à Luz em 2007 e deixou Lisboa em 2014 para rumar ao Trabzonspor, da Turquia, com 171 golos festejados e um historial risonho frente ao rival da 2ª circular: em 19 jogos venceu 11, empatou cinco e perdeu apenas três, todos em Alvalade.

Nesta longa passagem pelo Benfica, o Tacuara leva muitos mais momentos bons que maus, embora o episódio no Jamor com Jorge Jesus tenha ficado na memória de todos, na derrota com o V. Guimarães na final da Taça de Portugal em 2013.

Quatro anos depois, em entrevista ao Maisfutebol de antevisão ao Dérbi, o paraguaio elogiou o treinador e disse que isso pode ser trunfo para o conjunto leonino: «O Sporting vai querer ganhar para, de certa forma, ajudar o FC Porto e não ver o rival fazer a festa. Para mim ganha o Benfica, vamos ver o que acontece. O Sporting tem um bom treinador que conhece muito bem os jogadores do Benfica.»

Jorge Jesus deixou o Benfica um ano depois de Óscar Cardozo, mas rumou ao rival Sporting, algo que Tacuara diz que não faria.

«Neste momento digo que não. No ano passado falou-se muito de eu poder ir para o Sporting, mas neste momento digo que é uma hipótese muito difícil. Não jogaria.»

Leia a entrevista de Cardozo e André Martins, antigos rivais e agora companheiros no Olympiakos, ao Maisfutebol.