Rui Vitória aproveitou o lançamento do jogo contra o Boavista para falar de uma das grandes surpresas do momento no Benfica: Gedson.

O treinador não se mostra surpreendido pelo rendimento do jogador de 19 anos e puxou um pouco dos galões, dizendo que sempre houve qualidade na formação do Benfica e que a grande diferença está na aposta que tem sido feita pela atual equipa técnica.

«Eu já esperava pelo rendimento que ele tem vindo a ter desde o primeiro dia de trabalho. No Benfica parece que se tornou fácil o aparecimento de jogadores. Para surgirem jogadores desta qualidade não é chegar aqui, estalar os dedos e já está», começou por dizer. «Deixem-me dizer isto com algum orgulho: estes jogadores ex-juniores que aparecem e jogam na equipa principal, por mais voltas que se dê só há uma forma de o conseguir, que é abrir-lhes a porta da equipa principal.»

O treinador continuou na defesa do que tem sido a aposta do Benfica, falando até de um jogador que vai defrontar neste sábado e que também foi formado no clube das águias.

«Jogadores de formação de qualidade existem em todos os clubes, formação de qualidade há em todo o mundo, tal como instalações de qualidade. No Benfica houve sempre jogadores de qualidade – amanhã vamos jogar contra um jogador que é um craque e que já era um craque quando saiu do Benfica, o David Simão», elogiou, escusando-se a falar de outros nomes.

Mas além da qulidade e da aposta, Rui Vitória vê como fundamental um outro aspeto para que os jovens jogadores surjam com alguma regularidade. «Ouço muita gente a dizer que a transição dos juniores para os seniores é difícil. E agora é tão fácil passar um jogador dos juniores para os seniores?», questinou, concluindo a sua ideia.

«Há outra coisa que faz diferença, que é aquilo que o jogador apreende com quem está à sua volta e o do que lhe é ensinado. O que lhe é transmitido por treinadores e companheiros, que lhe fazem ver que há diferenças entre o futebol de miúdos e o dos adultos também faz diferença. Neste e nos outros casos, é este o exemplo: alguém que aprendeu rápido, pela qualidade que tem e pelo envolvimento que lhe foi dado», rematou.