O Benfica começou, esta terça-feira, a pré época com vista a uma época que Rui Vitória espera ser de sucesso. À BTV, o treinador encarnado falou da ambição e da dedicação de todos e disse ter gostado das primeiras horas com os jogadores, porque os sentiu com «vontade contínua de ganhar e de representar o Benfica».

Ainda assim, Rui Vitória diz saber que não será uma época fácil: «Acho que vai ser um campeonato bem disputado e competitivo como tem sido, tanto pela luta pelo título como pelos outros objetivos. Até à última jornada houve sempre uma disputa por esses lugares e espero que seja a continuidade disso com dois, três ou quatro candidatos ao título. Os tradicionais candidatos.»

Por isso, e por que é tricampeão nacional, o Benfica quer ser mais forte do que os outros adversários e renovar o título. Para isso é importante trabalhar bem desde o início: «A pré-temporada é sempre importante para fazer regras e definir bases do trabalho. É um momento importante, onde há um maior período de tempo onde podemos ter mais tempo, porque depois ao longo da temporada há competições e menos tempo para isso.»

«Há muita coisa que já temos adquirida dos anos anteriores e já nos conhecemos, mas é em todos os casos um momento importantíssimo. É uma nova época e temos um título para conquistar. Dou muita importância a este momento. Até ao final vai ser duro, mas alegre», acrescentou.

Na mesma ocasião, o treinador encarnado disse ter «pena por não poder começar já com todos os jogadores», devido ao Europeu e à Copa América, mas justificou saber que tudo isso «faz parte deste processo» e falou também dos sub-19 que irão ao Campeonato da Europa da categoria e que farão parte das suas opções.

«Já temos alguns sub-19, que vão começar a trabalhar connosco, mas há outros dessa equipa que irão estar perto de nós e que farão parte da nossa estrutura principal. Quando chegarem vão fazer parte da equipa A e da B», disse, acrescentando que terá «atenção» a esses jovens jogadores.

Rui Vitória abriu ainda uma exceção para falar de Renato Sanches, que já pertence ao Bayern Munique e que não estará à sua disposição na próxima época.

«Não gosto de falar de jogadores que não são meus, mas o Renato foi nosso e é dos nossos» começou por dizer, para elogiar: «Vai ser um jogador de sucesso. Não tenho muitas dúvidas sobre isso. Tem tudo o que os grandes jogadores têm. Vai ser um jogador de eleição, ainda mais do que é. O Renato representa o que foi o ano passado e está a expressar-se no Campeonato da Europa. Está bem e acho que vai ser ainda melhor.»