Gonçalo Guedes está concentrado com a seleção nacional sub-20, a qual vai disputar o Mundial da categoria na Nova Zelândia em 2015, e admitiu que recebeu o elogio que Jorge Jesus lhe fez com óbvia satisfação.

Com apenas 17 anos, Guedes tem jogado escalões acima da idade. No clube, pelo Benfica B, agora nos sub-20 nacionais. «Tem sido uma grande aventura», disse ao site da federação, para acrescentar que quer provar que «a idade não conta».

Ora, foi precisamente sobre a idade que o treinador do Benfica o elogiou. «É um orgulho ouvir um treinador de renome dizer que estou dois anos à frente da minha idade, mas, sinceramente, nada mudou em mim, sou o mesmo miúdo com vontade de aprender no futebol», declarou.

« Mantenho os pés assentes no chão», acrescentou, para depois lembrar o golo acrobático que apontou na Youth League, na época passada, frente ao PSG.

«Já fiz golos de bicicleta, não tão bonitos, em treinos, mas não os procuro deliberadamente. Jogo a pensar na equipa e procuro rematar, acima de tudo, com eficácia», afirmou.

Por fim, Guedes explica que prefere atuar como extremo, em vez de avançado ou médio-ofensivo. «Joguei praticamente toda a minha vida nas asas do ataque. É normal".»