O calendário de competições divulgado esta sexta-feira pela Federação permite perceber o modelo do novo campeonato sub-23, que vai arrancar na próxima temporada com catorze clubes.

Ora o campeonato vai ter duas fases. Numa primeira fase, os 14 clubes jogam todos contra todos, ao longo de 26 jornadas.

No final desta primeira fase, os seis primeiros classificados são apurados para a fase de apuramento do campeão, jogando novamente todos contra todos durante dez jornadas.

Já os oito últimos classificados da primeira fase disputam a fase de manutenção, jogando também todos contra todos ao longo de catorze jornadas.

O campeonato sub-23 arranca, de resto, no dia 3 de agosto, um sábado, com a primeira jornada. A primeira fase acaba a 9 de fevereiro, começando as segundas fases a 23 de fevereiro: duas semanas depois, portanto.

A fase de apuramento do campeão termina a 1 de maio, enquanto a fase da manutenção termina a 14 de maio.

Recorde-se que se inscreveram 14 clubes da Liga (Belenenses, Benfica, Boavista, Desp. Aves, Estoril, Feirense, Marítimo, Portimonense, Rio Ave, Sporting, Sp. Braga, Tondela, V. Guimarães e V. Setúbal), mais nove clubes da II Liga (Nacional, Académica, Leixões, Famalicão, Sp. Covilhã, U. Madeira, Cova da Piedade, Gil Vicente e Oliveirense).

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de haver já na próxima época uma II Divisão.