A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga já está a analisar a cotovelada de Ruben Dias em Gelson Martins, durante a segunda parte do Sporting-Benfica do último sábado.

O processo partiu do Conselho de Disciplina, da Federação Portuguesa de Futebol, que resolveu abrir um auto de flagrante delito depois de analisar as imagens televisivas, tendo enviado o referido processo para a Liga de Clubes.

Compete agora à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga fazer toda a instrução do processo, podendo ouvir os árbitros e os vídeoárbitros e realizar todas as diligências necessárias à fase instrutória.

Depois disso, a Comissão de Instrução e Inquéritos envia o processo para o Conselho de Disciplina, juntamente com uma sugestão de decisão, cabendo aos juízes federativos decidir o que fazer.

Recorde-se que em causa estão acontecimentos do último dérbi, quando Ruben Dias atingiu Gelson Martins com o cotovelo na cara, durante uma disputa de bola. A jogada passou despercebida ao árbitro Carlos Xistra, que não assinalou nada.