A corrida pelo título vai durar até ao fim e decidir-se mesmo na reta da meta. Com vantagem (de dois pontos) para o Benfica, ainda assim, que não escorregou na Madeira e venceu o Marítimo por 2-0 antes de receber o Nacional.

É a 11.ª jornada consecutiva a vencer para a equipa de Rui Vitória, que fez um impressionante percurso de trás para a frente e teve apenas três pontos perdidos na segunda volta (derrota na Luz com o FC Porto).

Também extraordinário é o registo do Sporting, que depois de ter perdido fôlego num momento decisivo, termina a época em crescendo. Desta vez, goleou por 5-0 o V. Setúbal, somando o oitavo triunfo seguido na Liga.

Ainda assim, só um final dramático permitiria uma ultrapassagem decidida ao photo-finish numa derradeira jornada em que os leões têm uma deslocação complicada ao reduto do Sp. Braga, que esta semana empatou em Coimbra e selou a despromoção à II Liga da Académica, 14 anos depois.

O FC Porto venceu o Rio Ave, em Vila do Conde (1-3), numa das exibições mais conseguidas da era José Peseiro, e confirmou o apuramento inédito do Arouca para a Liga Europa. A equipa de Lito Vidigal festejou no Estoril, mas no encerramento da jornada ainda garantiu o quinto lugar com um empate no Estoril, que ainda embrulhado na luta europeia conseguiu apanhar o Rio Ave (com vantagem no confronto direto) e ficar a um ponto do Paços de Ferreira, sexto classificado, goleado em casa pelo Tondela.

Outra vaga e outro trio estão no fundo da tabela. O União, derrotado no Bessa, leva para a última jornada a luta pela permanência, juntamente com V. Setúbal e o Tondela, que passou de condenado a candidato à manutenção.