Arranca esta terça-feira a segunda edição da Youth League, competição que sucedeu à NextGen Series, com a equipa de juniores do Benfica, finalista vencida da temporada passada, a receber a congénere dos russos do Zenit, num jogo que está marcado para as 16 horas para o Seixal. Numa competição que vai andar de braço dado com a Liga dos Campeões, na fase de grupos, Sporting e FC Porto também entram em ação na quarta-feira.

Benfica distinguido como o clube que melhor interpretou a Youth League

Nesta primeira fase, as equipas jogam quase sempre no mesmo dia do que a equipa principal, respeitando a ordem ditada pelo sorteio da Champions.

Os dois primeiros classificados seguem depois para a fase a eliminar, que será disputada num só jogo, que poderá prolongar-se para o desempate por grandes penalidades em caso de empate no final dos noventa minutos.

Os vencedores de cada grupo terão estatuto de cabeça de série e, por isso, jogarão em casa, frente a um dos segundos classificados, tendo em conta que não se podem defrontar equipas do mesmo país ou equipas provenientes do mesmo grupo.

Já nos quartos de final, em abril, o sorteio será aberto, sem quaisquer restrições. As duas meias-finais serão disputadas numa sexta-feira ainda a definir na primavera de 2015, no Estádio Colovray, diante da sede da UEFA.

A final realiza-se na segunda-feira seguinte, e o vencedor tornar-se-á na segunda equipa, depois do Barcelona, a erguer o Troféu Lennart Johansson, que homenageia o presidente honorário da UEFA.

Uma competição que será apadrinhada por Alex Ferguson e Fillipo Inzaghi.

Os jogos dos portugueses da primeira jornada:

Benfica-Zenit, terça-feira (16h00), no Seixal

FC Porto-BATE Borisov, quarta-feira (12h00), no Olival

Maribor-Sporting, quarta-feira (13h30), em Lendava (Eslovénia)