O Benfica deu um passo importante rumo à final da Taça de Portugal, ao vencer o Estoril na Amoreira na primeira mão das meias-finais e Kostas Mitroglou voltou a decidir.

1-2 no resultado, bis de “Mitro”, que – depois de também ter marcado dois golos no triunfo por 3-1 diante do Chaves, para a 23.ª jornada da Liga – estreou-se a bisar em jogos consecutivos desde que chegou ao Benfica, em setembro de 2015.

2017 tem sido o ano do ponta-de-lança grego: Mitroglou leva 15 golos em 12 jogos, uma impressionante média de 1,25 golos por jogo. Na Europa não há quem tenha registo igual neste ano civil, nem em termos absolutos, nem na média de golos.

Considerando as equipas dos dez principais campeonatos europeus o jogador encarnado bate Lionel Messi (Barcelona) e Alexandre Lacazette (Lyon), ambos com 12 golos em 2017 (12 jogos para o argentino contra 11 do francês), além de Edin Dzeko (Roma), que leva 11 golos em 12 jogos.

Mitroglou em ação diante do Estoril, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal

O avançado grego de 28 anos fez nove dos últimos onze golos do Benfica, marca há seis jogos consecutivos e conseguiu uma das melhores sequências de goleadores estrangeiros no clube: igualou o registo de Manniche de nove golos em seis jogos em 1983/84, fez melhor do que Saviola (sete golos em sete jogos em 2009/10) e está perto de bater a sequência goleadora de Cardozo em 2011/12, dez golos em oito jogos.

Neste início de ano, Mitroglou bateu até a melhor série de golos da sua carreira: nove golos em oito jogos – e não em apenas seis como agora –, em 2011/12, quando atuava pelo Atromitos, do seu país.

Mitroglou ultrapassou Rodrigo e os companheiros de equipa Salvio e Luisão (todos com 45 golos) e ocupa já o sétimo lugar na lista de melhores goleadores estrangeiros do Benfica: são 49 golos em 77 jogos. E a segunda melhor média de golos, 0,63 por jogo, atrás de Jonas (0,77) e à frente de Cardozo (0,59).

O grego é também o melhor marcador da Taça de Portugal, com nove golos, e esta terça-feira à noite deu um contributo para que o Benfica fique um pouco mais perto da final que lhe pode valer a conquista da prova.