Jorge Jesus está muito perto de se tornar o novo treinador do Sporting.
 
O técnico esteve esta quarta-feira reunido com Luís Filipe Vieira, mas o encontro não correu bem e por isso as partes não se aproximaram. Bem pelo contrário.

Embora não tenha dito ao Benfica, e particularmente a Luís Filipe Vieira, já que as conversas foram sempre entre os dois, que as negociações estavam encerradas, o treinador foi falar com o Sporting e chegou a um princípio de acordo com Bruno de Carvalho.
 
O Benfica ainda não formalizou os contactos com Rui Vitória, o nome que lidera a lista de possíveis substitutos exatamente por isso: Jesus não deu o assunto como encerrado. É possível porém que os encarnados tenham de o fazer em breve.  Maisfutebol sabe que o nome que lidera essa lista é Rui Vitória: é para ele que os responsáveis do Benfica vão avançar se Jorge Jesus fechar o acordo com o Sporting.
 
Ora esse é outro pormenor importante: Jesus ainda não se comprometeu com o Sporting.
 
Há um princípio de acordo mas, pelo que foi possível saber, o treinador ainda esta noite reuniu com Jorge Mendes, que tentou demovê-lo desta intenção. Uma reunião que entrou pela noite dentro.
 
Jorge Jesus foi ouvir os argumentos que o empresário tinha para lhe apresentar, mas com a noção bem clara que o entendimento com o Sporting assenta em bases sólidas e por isso é praticamente certo que o futuro dele passa por Alvalade.
 
Ora aqui entra outro pormenor muito importante: a Holdimo.
 
A empresa de Álvaro Sobrinho está disponível a colocar dinheiro fresco no clube. Esse dinheiro fresco, que até aqui não abundava em Alvalade, daria aos leões capacidade para contratar Jorge Jesus e para reforçar o plantel com reforços de peso. Um dado que representaria uma mudança de rumo e de ambições em relação ao posicionamento dos leões na era Bruno de Carvalho.
 
Foi também isso que seduziu Jorge Jesus. Isso e, claro, um salário superior até ao que ganhava no Benfica por três anos de contrato.
 
Em Alvalade existe, no entanto, um outro dossier para resolver: Marco Silva. O técnico tem mais três anos de contrato e, em caso de saída, terá esses mesmos três anos a receber por parte dos leões.
 
Até esta noite, o Sporting não avançou junto de Marco Silva com qualquer contacto para rescindir contrato. Jorge Jesus não será oficializado sem que isso aconteça.

Recorde-se que a Holdimo, empresa angolana de Álvaro Sobrinho, detém 29,8 por cento da SAD do Sporting e poderá, a troco do investimento esperado em Jesus e no plantel, aumentar a sua participação na mesma.
 
Curiosamente, refira-se, os finais de contrato do até aqui treinador do Benfica nunca foram pacíficos: já no passado o nome do FC Porto andou sempre como ameaça em cima da cabeça do Benfica. Neste caso o Sporting será porém mais do que uma ameaça apenas.

Neste momento, portanto, Jorge Jesus estará 95 por cento certo no Sporting. Faltam resolver alguns pormenores para poder assinar e encerrar esta novela.