FUTEBOL EM DIRECTO: V. Guimarães-Benfica, aliança e necessidade

Machado e Jesus, queridos inimigos, de olhos nos olhos

Por Pedro Jorge da Cunha       10 de Setembro de 2010 às 19:15
FUTEBOL EM DIRECTO: V. Guimarães-Benfica, aliança e necessidade
SIGA O V. GUIMARÃES-BENFICA AO VIVO

A aliança estratégica acaba a partir do momento em que a bola começa a rolar. É assumido por ambas as partes: há um entendimento harmonioso entre as direcções de V. Guimarães e Benfica. A face mais visível desta relação é a livre circulação de jogadores entre a Cidade-Berço e o Estádio da Luz, embora esta parceria vá mais longe.

No relvado, esta sexta-feira, é que não há lugar a qualquer tipo de tréguas. Três pontos em disputa, dois clubes ávidos de triunfos, um histórico importante como pano de fundo e, não menos importante, um duelo muito especial entre Manuel Machado e Jorge Jesus.

Não é segredo para ninguém. Estes queridos inimigos têm um prazer suplementar na hora do combate olhos nos olhos e, claro está, na suplantação do contrário.

Preocupações e mais preocupações para Jesus

Jesus chega pressionado por um início pouco entusiasmante. Duas derrotas, uma vitória, um guarda-redes perdido no labirinto da insegurança e várias unidades a anos-luz do que podem e devem fazer.

Classificação da Liga

As preocupações não ficam por aqui no reino da Luz. O reforço Salvio caiu da lista por lesão. Fábio Coentrão chegou lesionado da Selecção Nacional, está convocado, mas não é clara ainda a sua condição física.Caso não possa jogar, César Peixoto ocupa o lado esquerdo da defesa. Não está em causa a qualidade de Peixoto, mas é óbvio que a dinâmica empregue por Coentrão é infinitamente superior.

O Estádio D. Afonso Henriques servirá também para colocar à prova a fibra competitiva de Nico Gaitán, um homem ainda à procura do seu espaço nas ideias de Jesus.

Toscano com ares de estrela da companhia

No V. Guimarães há um homem em plano de destaque. Marcelo Toscano marcou três golos na Choupana e mostrou ter qualidade para ser uma das grandes figuras da Liga. Diante do Benfica terá um palco e uma assistência à sua medida.

O Vitória começou com dois empates a zero e foi vencer à Ilha da Madeira por 1-3. Tem mais dois pontos do que o Benfica e, talvez, uma margem de tolerância superior.

Nota relativa à lista de convocados: Jorge Ribeiro, emprestado pelo Benfica, continua a não merecer a confiança de Manuel Machado.

Primeiro Vitória-Benfica foi em 1941/42

Este é um jogo com história. Uma história longa e recheada de episódios dourados. O primeiro teve lugar no Campeonato Nacional de 1941/42 (!) e foi vencido pelo Benfica: 1-2. Daí para cá, houve mais 64 duelos. O Vitória venceu 16, registaram-se 14 empates e 34 triunfos das águias.

Nos últimos três anos o Benfica venceu sempre e a última vitória dos minhotos teve lugar em 205/06: 2-0, golos de Svard e Neca.

Já na recente pré-temporada, em jogo do Torneio Cidade de Guimarães, o Benfica ganhou 3-5.

SIGA O V. GUIMARÃES-BENFICA AO VIVO

Equipas prováveis:

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, João Paulo e Bruno Teles; Cléber, Edson Sitta, João Alves e Marcelo Toscano; Maranhão e Edgar.

Outros convocados: Serginho, Freire, Anderson Santana, Flávio Meireles, Pereirinha, Rui Miguel, João Ribeiro e Douglas.



BENFICA: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García; Carlos Martins, Pablo Aimar e Nico Gaitán; Cardozo e Saviola.

Outros convocados: Moreira; Luís Filipe, Jara, Nuno Gomes, Weldon, César Peixoto, Rúben Amorim e Sidnei.


PUBLICIDADE

Comentários
Maisfutebol de A a Z
Ver todos
X
Y
MAISFUTEBOL COPYRIGHT © 2013 IOL.PT