O médio Celis não fará parte das contas do V. Guimarães para a próxima época. Um problema familiar, relacionado com a saúde da filha, levou o colombiano a pedir para mudar de clube, privilegiando o regresso ao seu país, à Colômbia, ou a um país onde se fale o espanhol.

Em declarações à imprensa do seu país Celis deu conta da sua intenção, adiantando que o clube vimaranense está a par da situação. «Claro que sabem da situação que estamos a passar familiarmente. Antes de vir para cá falei com eles e compreendem, mas houve um investimento que fizeram em mim e querem recuperá-lo», referiu Celis ao «El Heraldo».

Metade do passe de Celis pertence ao V. Guimarães e a outra metade é ainda posse do Benfica pelo que, tal com o jogador diz, tem de haver um entendimento com os dois clubes. A vontade de Celis é voltar ao Junior Barranquilla, clube do qual saiu do futebol colombiano: «Se precisar de mim aqui estou», assume o jogador, ainda que não esteja nada definido.

Nesse sentido, o futuro de Celis está em aberto. «Sou um jogador profissional de futebol e está tudo em aberto, mas neste momento a prioridade é a família. A minha filha precisa de estar onde se fala a sua língua para prosseguir a recuperação», atirou.

Celis acabou a época lesionado e nunca se afirmou como indiscutível, mas ainda assim os 24 jogos realizados levam-no a considerar a última época como «a melhor no futebol português». No Benfica, primeiro clube em Portugal, fez apenas sete jogos.