Jaime Pacheco recorda Bento como «o melhor guarda-redes português». O actual treinador do Boavista evoca o seu antigo adversário de clube e companheiro de selecção.
«Já disse em tempos, mas hoje volto a frisar, foi o melhor guarda-redes de todos os que conheci e joguei com o Vítor Baía e o Damas, por exemplo», afirmou Pacheco, em declarações à Agência Lusa.
O técnico lembra que Bento esteve presente em todos os jogos que Jaime Pacheco cumpriu na selecção AA e recordou um episódio para ilustrar a «paixão e amor» do guarda-redes à Selecção, conturbada mais tarde pelos problemas no México 86: «É uma pessoa com quem me dei sempre bem. Era um dos que mais sentia paixão pelo que fazia. Recordo-me de que foi uma vez à selecção e era o único do Benfica. Os outros preferiram ficar a preparar um qualquer jogo das competições europeias.»
Bento «era uma pessoa de sentimentos fortes e amigo do seu amigo», evoca Pacheco: «Tinha um carácter forte e era terra a terra. Sempre foi um homem frontal e honesto.»