Karim Benzema, avançado do Real Madrid, foi apanhado por um radar a conduzir a 216 quilómetros por hora, a 3 de fevereiro do presente ano, pouco depois da derrota do Real Madrid no campo do Granada (0-1) com um autogolo de Cristiano Ronaldo, conta o jornal espanhol «El País». O avançado arrisca agora a ser condenado a uma pena que pode ir até aos seis meses de prisão.

Segundo fontes policias, na mesma altura, também foi detetado um Porsche, de Madrid, a uma velocidade superior, a 260 quilómetros por hora, mas, ao contrário do avançado francês, o condutor não foi identificado. Aliás, na altura, nenhum dos condutores, que circulavam a par na autoestarda M-40, foi detido, porque a polícia tem ordens para não perseguir veículos que circulam a velocidades elevadas, de forma a não colocar em risco a vida de outros transeuntes.

O Audi de Benzema foi fotografado já perto de La Finca, a urbanização perto de Madrid onde vive a maioria dos jogadores do Real Madrid, incluindo Cristiano Ronaldo. O carro conduzido pelo avançado francês tinha sido oferecido pela Audi, patrocinadora do clube merengue, em novembro do ano passado.

O jogador foi, inclusive, citado para comparecer em tribunal na passada terça-feira, acusado por um delito contra a segurança na via pública, mas como estava convocado para o jogo com o Barcelona, da Taça do Rei, conseguiu, com o apoio dos advogados do clube, adiar a audição por algumas semanas. Benzema acabou por não ser utilizado no jogo de Camp Nou, como já não tinha sido utilizado nos últimos jogos com o Rayo Vallecano e D. Corunha.

Ainda segundo fontes policiais, terá sido o Real Madrid que identificou Benzema como condutor do Audi, embora não tenha feito o mesmo em relação ao condutor do Porsche que também estaria em nome do clube, através de uma empresa de renting. O clube, apesar de reconhecer o caso do avançado francês, diz que desconhece a existência de outro caso com um carro do clube.

Benzema pode agora ser condenado a uma pena de prisão, entre três a seis meses, ou a multa que pode variar entre os 5 e os 400 euros por dia, por um período que pode ir de seis a doze meses, dependendo do que decida o juiz, tendo em conta a capacidade económica do acusado. Neste caso, Benzema tem um rendimento perto dos 5 milhões de euros por ano.

Outra opção poderá passar por Benzema fazer trabalhos comunitários por um período entre os 31 e os 90 dias, como já aconteceu com Luisão no Benfica. Incontornável será o facto de Benzema ficar impedido de conduzir por um período largo de tempo.

Não é a primeira vez que o internacional francês tem problemas com carros. Em 2009 saiu ileso de um aparatoso acidente, também com um Audi, contra uma árvore de La Finca. Em dezembro do mesmo ano, Benzema também sofreu um acidente de transito, embora nesta caso sem consequências relevantes.