Bernardino Pedroto foi um dos primeiros treinadores de Paulo Bento, tendo contribuído decisivamente para a sua afirmação como jogador no V. Guimarães, que lhe permitiu dar o salto para o Benfica. Desde Angola, onde se encontra a orientar o ASA de Luanda, saúda a opção do Sporting e deseja que o ex-pupilo consiga orientar a equipa para o rumo certo.
Nas épocas de 92/93 e 93/94 Paulo Bento foi um jogador fundamental no Vitória e já na altura revelava características que antevia uma possível carreira de treinador. «Na altura já era um homem com bastantes conhecimentos. Para ele os conteúdos tácticos que eram administrados tornavam-se fáceis, pois compreendia tudo isso. Para além de ter uma forte personalidade, era um jogador com quem se podia falar de todos os assuntos relativos à equipa e sentia-se perfeitamente que tinha qualidades suficientes para abraçar a carreira de treinador quando terminasse a de jogador. Via-se nele excelente personalidade e uma vontade enorme de aprender. Um homem com grande carácter, sem dúvida nenhuma», abordou.
Apesar da «enorme responsabilidade» que irá enfrentar em Alvalade, Paulo Bento deverá «estar à altura» das exigências: «Podemos considerar que não será uma situação tão natural quanto isso, uma vez que o Paulo Bento iniciou a carreira de treinador há relativamente pouco tempo. Tenho a certeza absoluta que com um pouco de sorte vai conseguir fazer coisas bonitas, coisas positivas, porque tem qualidade para isso. Tem, naturalmente, alguma imaturidade, que é compreensível, mas acredito que com a ajuda do balneário, com o conhecimento que tem do Sporting, de tudo o que se passa, porque é uma pessoa que está dentro dos assuntos, vai ajudar o clube a passar esta fase menos boa.
A aposta em treinadores novos tem «sempre um risco», mas que, neste caso «poderá ser calculado pelas características do Paulo». «A experiência como jogador é totalmente diferente da de treinador, mas penso que terão tomado em consideração o conhecimento que ele tem da realidade do clube e da equipa», advogou o treinador português radicado em Angola.