O Bielorrússia-Espanha desta sexta-feira, de apuramento para o Mundial 2014, está em sério risco de não ser transmitido na televisão em Espanha. Nenhum canal adquiriu até agora os direitos, pelo que este se arrisca mesmo a ser o primeiro jogo oficial da história da «Roja», campeã do Mundo e bicampeã da Europa, a não passar na televisão.

Apesar de este ser considerado um encontro de interesse público, tal como acontece em Portugal, nenhum dos canais generalistas mostrou interesse em pagar o valor pedido pela empresa que comercializa os direitos, a alemã Sport Five. Esse valor era originalmente e 1,5 milhões de euros, agora já baixou para 1,1 milhões, diz o AS, contando ainda que a Sport Five comprou os direitos à Federação bielorrussa por um milhão de euros.

O último jogo da Espanha foi transmitido pela Telecinco, da Mediaset, mas já depois de um processo semelhante a este, em que os canais recusaram ir a jogo pelos valores pretendidos. Agora, nem a Mediaset nem a Antena 3 nem a TVE se mostraram dispostos a pagar.

Juan Antonio Paredero, responsável pelo desporto da Antena 3, diz ao «As» acreditar que o processo ainda se resolva. Mas acha que se chegou a um ponto de viragem: «Está claro que este jogo marca um antes e um depois na venda de direitos televisivos.»

O «As» estima que as receitas de publicidade com estas transmissões tenha descido em Espanha 60 por cento nos últimos anos. E dá como exemplo o Euro 2012. A Telecinco bateu recordes de audiência, mas o conselheiro-delegado da Mediaset, terá confessado que «não foi rentável».