Michal Bilek quer marcação apertada aos talentosos portugueses, nos quartos de final do Euro2012. O selecionador checo considera que a equipa das quinas é particularmente perigosa quando tem espaço, e quer evitar isso.

«Jogaram muito bem frente aos holandeses. Têm individualidades espantosas. Gostam de ter espaço, para que possam usar a rapidez de jogadores como Nani e Ronaldo. São jogadores famosos mundialmente, por isso espero um jogo interessante e difícil. Mas acredito também que vamos usufruir do jogo, lidar com as dificuldades e seguir em frente. Temos de manter os jogadores deles, como Ronaldo, em sentido. Tem um remate muito forte e preciso. Tentar constantemente marcar, e por isso é um dos melhores goleadores do mundo. Temos de jogar com a qualidade dos últimos jogos», diz o técnico, citado pela UEFA.

Tal como Portugal, a Rep. Checa entrou a perder no Euro (4-1 frente à Rússia). Michal Bilek ouviu então muitas críticas, mas a fase de grupos acabou com os jogadores a gritar o seu nome, garantida a passagem aos quartos de final. «Nós apoiamo-nos uns aos outros e é por isso que estamos sempre coesos. Passámos a fase de grupos porque trabalhamos em conjunto. Tive muito prazer aos ouvi-los cantarem o meu nome. Qualificámos-nos e, agora, continuamos a remar para o mesmo lado», explica.

Com Milan Baros algo apagado e Tomas Rosicky a contas com problemas físicos, Pilar e Jiracek têm sido as principais figuras de uma seleção checa em renovação. «Os novos jogadores adaptaram-se muito bem, num contexto que não é fácil. Alguns entraram na equipa pouco antes do torneio, como o Limbersky, Pilar e o Jiracek, e todos eles têm estado muito bem», elogia Bilek.

Depois de ter disputado os três jogos da fase de grupos em Wroclaw, bem perto da sua fronteira, a Rep. Checa tem agora de mudar-se para Varsóvia, mas o selecionador garante que isso «não é um problema». «Vamos jogar num estádio lindo, contra um excelente adversário, que esteve muito bem no último jogo. Estou desejoso que chegue esse dia.»