O Boavista reagiu nesta quinta-feira através de um comunicado às medidas levadas a cabo pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, que castigou William com dois jogos de suspensão e abriu um processo disciplinar a João Freitas, director-executivo da SAD axadrezada.
Neste documento, em que consideram «aberrante» a decisão da Comissão Disciplinar da Liga, a administração da SAD do Boavista manifesta a intenção de «recorrer de imediato» em relação ao castigo aplicado a William.
Os axadrezados dizem também que, se necessário, reclamarão da decisão que vier a ser tomada em relação a João Freitas, alegando que «a decisão jamais poderia ser tomada unilateralmente por um Relator, mas sim pelo respectivo Plenário». Lamentam também que não tenha sido «tido em conta o Relatório das Autoridades Policiais presentes, as únicas idóneas e imparciais, face às posições de ambas as partes, e à ausência de explicações claras por parte do Sr. Árbitro e Delegados da Liga presentes». Segundo o comunicado, João Freitas admite recorrer às instâncias criminais.
Leia o comunicado na íntegra:
COMUNCADO
Tendo em atenção a decisão aberrante da Comissão Disciplinar da Liga P.F.P. no referente aos incidentes relativos ao jogo Boavista F.C./Sporting C.P., deliberou esta SAD:
1. Recorrer de imediato no relativo ao Jogador William;
2. Reclamar e, se necessário, recorrer da dita decisão da Comissão Disciplinar, no referente a Sr. Director Executivo, João Freitas, que jamais poderia ser tomada unilateralmente por um Relator, mas sim pelo respectivo Plenário;
3. Manifestar a sua viva indignação e repulsa pelo facto de tal deliberação pura e simplesmente não ter tido em conta o Relatório das Autoridades Policiais presentes, as únicas idóneas e imparciais, face às posições de ambas as partes, e à ausência de explicações claras por parte do Sr. Árbitro e Delegados da Liga presentes;
4. Mais uma vez, manifestar solidariedade absoluta ao Director Executivo desta SAD, o qual, caso assim o entenda, recorrerá ainda às Instâncias Criminais face ao ocorrido.
5. Finalmente, reiterar que mantemos integralmente tudo o antes afirmado.
Porto, 21 de Abril de 2005
A Administração da Boavista F.C., Futebol, S.A.D.