Leung Sui Wing, seleccionador de Macau, assumiu ter votado pelo capitão da selecção Geofredo Cheung, na eleição para a Bola de Ouro FIFA 2011. Segundo os dados divulgados, tanto o seleccionador como o capitão de Macau escolheram Casillas como o melhor jogador do Mundo, mas Cheung disse ao jornal «Hoje Macau» que alguém teria votado por ele.

«Não votei agora, e não votei desde que sou capitão. Se aparece oficialmente a minha votação no documento que a FIFA disponibiliza, isso quer dizer que alguém votou por mim», revelou o jogador.

O seleccionador, porém, admitiu: «Na verdade não sei muito bem como é que funciona isso da votação para melhor jogador do mundo, nem sabia que tinha de dar ao Geofredo para votar».

A Associação de Futebol de Macau (AFM) confirmou que o seleccionador exerceu o direito de voto, mas não esclareceu se apenas por ele ou também pelo capitão, e remeteu mais explicações para a próxima semana após uma reunião do organismo.

A agência Lusa tentou esclarecer a situação com a FIFA, mas a entidade remeteu para a AFM. «Não sugerimos que tenha havido qualquer irregularidade, simplesmente recomendamos que clarifiquem com a AFM diretamente», justificou para acrescentando: «Eles são responsáveis por completar os formulários de voto com o capitão e treinador da seleção e devolvê-los.»

De qualquer das maneiras, a eleição de Lionel Messi como melhor do Mundo não fica comprometida, uma vez que venceu por larga margem o segundo classificado, Cristiano Ronaldo. 48 por cento dos votos, contra 22 do internacional português.