A FIFA já divulgou a lista das dez nomeadas para melhor treinador do futebol feminino, no prémio que sucede à Bola de Ouro. A alemã Silvia Neid, que conduziu a Alemanha ao título olímpico, integra a lista, na qual se destacam também Jill Ellis ou Pia Sundhage.

As três treinadoras já mereceram a distinção da FIFA, com Neid a receber o galardão em 2010, Sundhage em 2012 e Ellis em 2015, no ano em que os Estados Unidos conquistaram o último Mundial, vencendo o Japão.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o torneio feminino foi conquistado pela Alemanha, que na final bateu a Suécia, por 2-1.

Entre os candidatos estão igualmente o francês Gérard Prêcheur, que levou o Lyon ao título europeu na última época, o seu compatriota Philippe Bergeroo, selecionador francês, o inglês John Herdman, selecionador canadiano, o selecionador brasileiro Oswaldo Vadão, e o treinador do Bayern Munique, Thomas Wörle.

Completam os dez nomeados a holandesa Martina Voss, selecionadora da África do Sul, e a alemã Martina Voss-Tecklenburg, responsável pela seleção feminina da Suíça.

O vencedor sairá de uma votação que combina a escolha dos selecionadores e capitães, numa percentagem de 50%, e das opções do público, que fará as suas escolhas online, e dos votos de um grupo de mais de 200 jornalistas.

A FIFA anuncia na quarta-feira os dez candidatos a melhor treinador nos masculinos e publica na quinta-feira a lista de nomeações para as melhores jogadoras, antes de divulgar na sexta-feira o lote de candidatos a melhor jogador, este alargado a 23 futebolistas.

A votação nas quatro categorias decorrerá de 04 de novembro a 22 de novembro e a 04 de dezembro a FIFA anunciará quais os três finalistas nos quatro prémios, cujos vencedores serão conhecidos a 09 de janeiro.