O alemão Manuel Neuer, guarda-redes do Bayern Munique, foi eleito o melhor futebolista de 2014 pelo diário desportivo francês L’Equipe, batendo o português Cristiano Ronaldo, segundo classificado.

O L’Equipe lembra que Manuel Neuer foi campeão do Mundo, com a Alemanha, e do seu país, ao serviço do Bayern, e que «revolucionou o seu posto específico».

Onze do ano do LEquipe: Ronaldo numa equipa onde o branco dominou

Segundo o diário francês, o titular da baliza da Mannschaft pode tornar-se em janeiro o segundo guarda-redes a conquistar a Bola de Ouro FIFA, sucedendo ao soviético Lev Yachine, vencedor em 1963.

Manuel Neuer é um dos finalistas da Bola de Ouro, juntamente com Cristiano Ronaldo (Real Madrid), segundo melhor para o L’Equipe, e o argentino Lionel Messi (FC Barcelona), terceiro na tabela do jornal gaulês.

O top 10 de 2014 é ainda composto pelo holandês Arjen Robben, quarto, o alemão Philipp Lahm, quinto, o argentino Angel Di Maria, sexto, o brasileiro Neymar, sétimo, o alemão Thomas Müller, oitavo, o uruguaio Luis Suarez, nono, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, 10.º.

Tiago (90.º lugar) é o outro português da lista.