Cristiano Ronaldo admitiu a «grande honra» de receber a quarta Bola de Ouro da carreira, salientando que mais uma vez «o sonho tornou-se realidade» e reconhecendo que nunca pensou que ganharia tantas vezes este galardão.

Nas primeiras declarações após receber o troféu da «France Football», Ronaldo falou da hipótese de chegar à quinta Bola de Ouro.

«É difícil. Vou tentar o meu melhor para ganhar pelo Real Madrid, em primeiro lugar, porque é a minha equipa, também pela seleção, mesmo sabendo que é muito, muito difícil. E tentar novamente ganhar este troféu. Vou trabalhar duro, como sempre», afirmou o português.

Questionado sobre a diferença que é vencer pela quarta ou pela primeira vez, Ronaldo lembra que o sentimento «é o mesmo», embora a primeira vez, em 2008, quando jogava no Manchester United, tenha sido especial.

«A primeira vez é sempre a primeira. Foi um sonho cumprido. Foi uma emoção grande para mim e para a minha família. O que sinto hoje é parecido com 2008, porque quero ser sempre o melhor, faço muitos sacrifícios. Isto para mim é o importante. Ponho sempre em primeiro lugar a equipa porque se não ganhasse com eles não ganhava este troféu», frisou.

Sobre o ano de 2016, Ronaldo reiterou uma ideia que já tinha dito: «Foi, possivelmente, o melhor ano da carreira, a nível coletivo e individual».

E, aqui, destacou o Euro 2016, lembrando a diferença que é ganhar no clube ou na seleção.

«O Real Madrid está acostumado a ganhar a Champions. Já ganhou onze. Para Portugal foi a primeira vez, daí valorizar mais. Sem desrespeitar a Champions, ganhar o Euro esteve um passo acima, porque foi por Portugal. Foi a primeira vez», frisou.

Por fim, Ronaldo falou sobre o que sente nestas ocasiões em que recebe prémios individuais, dizendo que é mais um momento em que sente que «valeu a pena trabalhar durante todo o ano».

«Até porque jogadores que mantêm o nível ano após ano contam-se por uma mão», finalizou.