Baltemar Brito, antigo adjunto de José Mourinho no U. Leiria, F.C. Porto e Chelsea, foi apresentado nesta quinta-feira como técnico do Grémio Osasco, equipa do segundo escalão do campeonato paulista (A2).

Recorde-se que o clube paulista, que luta para aceder ao escalão principal, estabeleceu no passo mês de setembro uma parceria com o Sp. Braga tendo em vista, no plano desportivo, a possibilidade de funcionar como nicho de mercado para os bracarenses, que lá colocarão jogadores que possam interessar ao clube de modo a acompanhar a sua evolução. O Grémio Osasco tem vindo a crescer desde 2008 e está muito próximo do banco Bradesco, algo que também pode servir de oportunidade financeira para o Sp. Braga.

Depois de se desligar do staff técnico de Mourinho, Baltemar Brito, de 60 anos, teve uma passagem breve pelo Belenenses em 2010, rumando depois ao futebol líbio (Al-Ittihad) e dos Emirados Árabes (Al Dhafra).

Em declarações ao site do clube, o novo técnico assume a necessidade de reforços: «Sei que temos bons jogadores, mas precisamos de algumas peças fundamentais para o elenco. Enquanto eles não chegam, vou colocar o meu esquema em ação», afirmou, acrescentando que o trabalho de campo só começa na próxima semana, depois dos testes físicos.