O Corinthians colou-se esta quarta-feira ao Fluminense no topo do Brasileirão, depois de vencer no Estádio João Havelange (1-2), que pertence ao rival, agora que o Maracanã fechou para obras. Os cariocas têm tropeçado sucessivamente e mantêm o primeiro posto apenas por terem um melhor saldo de golos (apenas um de diferença), mas o rival até apresenta um jogo a menos nas suas contas - acerta calendário com o Vasco da Gama no dia 13 de Outubro, num encontro relativo à 18ª jornada. Até o Cruzeiro se perfila agora como candidato, a apenas um ponto dos líderes.

Os adeptos tricolores castigaram com assobios sobretudo Deco por entenderem que a série negra da sua equipa começou há oito jogos - venceu dois, empatou três e perdeu outros três, um rendimento semelhante ao das equipas que lutam para não descer -, que coincide com a entrada do internacional português na equipa. O número 20 do Fluminense esteve bastante discreto no encontro. À excepção de uma boa jogada na primeira parte, em que arrancou do meio-campo e atirou ao lado, falhou muitos passes e perdeu claramente o duelo com Jucilei, que foi o autor do primeiro golo.

Com o seleccionador brasileiro Mano Menezes na bancada, o Corinthians impôs uma marcação forte e bloqueou as principais armas do Flu. E, a um minuto do intervalo, uma bola sobrou para Elias, que fez um passe perfeito para Jucilei. O médio dominou com o peito e rematou sem deixar cair, fazendo a bola entrar junto ao canto direito da baliza à guarda de Fernando Henrique.

Muricy Ramalho mudou de esquema (de 3x6x1 para 4x4x2) e trocou André Luis por Rodriguinho, tornando o jogo mais aberto. Mas não acabou com os passes errados a meio-campo. Aos 65 minutos, o «Timão» matou o jogo. A defesa tricolor tentou armar um fora-de-jogo a Alessandro, mas falhou, e o lateral só teve de cruzar para o meio da área, onde já estava Iarley.

Aos 70, o Fluminense ainda reduziu, por Washington, depois de um passe de Rodriguinho, mas não evitou mais um resultado negativo.

No próximo sábado, o Corinthians terá pela frente o Grémio Prudente, no Pacaembu. O Fluminense tem clássico marcado com o Flamengo no domingo, no Engenhão.

Scolari estraga festa do Grémio

Em Porto Alegre, o Grémio foi derrotado pelo Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari. O antigo seleccionador português, ídolo no Olímpico, acabou com a festa do antigo clube precisamente no dia em que comemorava 107 anos de existência. Os paulistas venceram por 2-1, com golos de Marcos Assunção e Ewerthon, e mantém a esperança de chegar mais à frente na tabela e garantir um lugar na Taça dos Libertadores. Jonas marcou para a equipa da casa.

Resultados da 22ª jornada:

Esta quarta-feira

Atlético Paranaense-Atlético Mineiro, 2-1

Cruzeiro-Guaraní, 4-2

Goiás-Botafogo, 4-1

Grémio-Palmeiras, 1-2

Santos-Atlético Goianense, 4-2

Fluminense-Corinthians, 1-2

Prudente-Flamengo, 1-2

Vitória-Ceará, 0-0

Quinta-feira

S. Paulo-Internacional

Vasco da Gama-Avaí

Classificação: Fluminense e Corinthians*, 41; Cruzeiro, 40; Botafogo, 37; Santos*, 34; Internacional**, 32; Atlético Paranaense, 31; Ceará, Guaraní e Palmeiras, 29; S. Paulo* e Vasco da Gama**, 28; Grémio e Flamengo, 26; Vitória, 25; Avaí*, 24; Atlético Mineiro, 21; Atlético Goianense e Goiás, 20; Prudente, 17

*menos um jogo

** menos dois jogos