Uma acção de solidariedade que ficou pela metade. Mas não foi por falta de tentativas. A equipa do Brasil que se sagrou campeã do mundo em 1994, nos Estados Unidos, juntou mais alguns amigos para participar num jogo amigável na gélida Chechénia, frente à selecção local.

No conjunto «canarinho» estavam estrelas como Romário, Bebeto, Cafu, Dunga. Do lado contrário, um leque de desconhecidos, capitaneados por Ramzan Kadyrov, presidente e ex-rebelde checheno.

Ora, o líder político, por exemplo, não revelou grandes dotes no futebol. Apesar de ter feito bisado, em golos com grande bênção da defensiva brasileira e, até, do trio de arbitragem, Kadyrov também de destacou por desperdiçar duas grandes penalidades. Com isso, tramou os intentos da selecção brasileira que jogou, claramente, para empatar...

O Brasil chegou facilmente ao 0-2, deixou-se empatar, e voltou a chegar-se à frente. Chegou ao 3-6, sofreu mais um golo e viu o árbitro dar treze minutos de desconto...E nem assim o resultado mudou. Bebeto e Savio bisaram, Cafu e Romário também fizeram o gosto ao pé, num dos mais estranhos jogos de futebol de sempre.

Veja o vídeo do estranho jogo: