O Brasil conta a partir desta semana com mais um recordista de golos marcados. O que não espanta se tivermos em conta o país de onde vem este «concretizador». O surpreendente da questão é que o jogador em causa é guarda-redes. Rogério Ceni defende a baliza do São Paulo, mas tornou-se o guardião que mais golos marcou na cobrança de livres: 32.
Com o golo que estabeleceu o 4-2 final com que o São Paulo bateu a Universidad do Chile, Ceni superou o mexicano Jorge Campos (que tem 31) na marcação de golos através de livres. O pódio é completado pelo chileno José Luís Chilavert (17) e da lista faz ainda parte o colombiano René Higuita (com 4).
Data desde 1997 o primeiro golo de Ceni de bola parada e o total de vezes em que marcou já chega às 36 ¿ os 32 de livre e mais quatro de penalty. E nesta contabilização geral, o guarda-redes do clube paulista ainda tem de bater muitas mais faltas e cai para último entre os outros já referidos.
Chilavert é o recordista absoluto entre os «guarda-redes goleadores», com 64 golos (47 de penalty mais os tais 17 de livre), Higuita está a seguir, com 41, e depois está Jorge Campos, com 40.