O Atlético Mineiro decidiu despedir Emerson Leão depois de o controverso treinador ter perdido a cabeça no decorrer do empate com o Cruzeiro que resultou na perda do título estadual de Minas Gerais para o adversário. Indignado com um golo anulado por fora-de-jogo, o treinador invadiu o relvado, perseguido por um batalhão de jornalistas, para insultar o árbitro antes de receber ordem de expulsão. Um comportamento intolerável, mesmo sem referir que o técnico não tinha qualquer razão no lance que o arrancou do banco.
Leão já se tinha exaltado com uma grande penalidade a favor do Cruzeiro, mas quando o árbitro Leonardo Gaciba anulou um golo por fora-de-jogo, o técnico não se conteve e saltou do banco para invadir o relvado. Atrás dele partiu um grupo de jornalistas de rádio e televisão, de microfones em punho, deixando um rasto de cabos pelo campo de jogo. O treinador mal conseguiu chegar perto do juiz que já estava bem protegido por um forte contingente policial, mas ainda conseguiu chamar «covarde» ao árbitro.
Pelo meio, Emerson Leão ainda se desentendeu com uma jornalista, mas o melhor mesmo é ver estas imagens tão características do futebol sul-americano: