O selecionador brasileiro Tite explicou por que motivo deixou de fora Jonas da convocatória da seleção do Brasil para os jogos particulares diante de Alemanha e Rússia, em detrimento de Willian José, ponta de lança da Real Sociedad. 

«Se tivesse mais tempo para trabalhar tinha dado oportunidades a uma série de outros jogadores. Por cada um que eu escolha haverá sempre outro que poderia ter tido uma oportunidade. É o caso do Jonas», afirmou em conferência de imprensa o técnico da seleção do Brasil, sublinhando os motivos da escolha de Willian José: «Os meus critérios? A liga espanhola, as duas grandes temporadas do Willian José e o seu crescimento. Mas posso dizer que, por vezes, a diferença para tomar uma decisão é ténue.»

Jonas, melhor marcador da Liga, com 31 golos, não joga na seleção do Brasil desde junho de 2016. O avançado do Benfica nunca foi chamado por Tite e tinha nestes dois particulares uma das últimas oportunidades de poder mostrar-se ao serviço do escrete ainda a tempo de poder representar a seleção no Mundial da Rússia.