A Chapecoense anunciou esta sexta-feira que Alan Ruschel, um dos sobreviventes da tragédia que chocou o mundo, a 28 de novembro de 2016, vai voltar a jogar a 7 de agosto, frente ao Barcelona, na disputa do Troféu Joan Gamper, no Camp Nou.

Um dia especial para o jogador que esteve oito meses a recuperar depois de ter feito o último jogo a 27 de novembro de 2016, quando defrontou o Palmeiras, na última jornada do Brasileirão, na véspera do terrível acidente nios arredores de Meddelín.

O jogador já tinha voltado a treinar sem limitações e, na última quarta-feira, entrou na segunda parte de um jogo-treino frente ao Ypiranga RS.

Alan Ruschel foi o primeiro sobrevivente resgatado depois acidente aéreo, quando o Chapecoense viajava para defrontar o Atlético Nacional em jogo relativo à final da Copa Sul-Americana.

O comunicado da Chapecoense:

Associação Chapecoense de Futebol informa que, após uma decisão conjunta da Diretoria do Clube, do Departamento de Futebol e do próprio atleta - que apresenta-se apto para atuar -, o retorno oficial do lateral Alan Ruschel aos gramados acontecerá no dia 07 de agosto, no amistoso contra a equipe do Barcelona, no Camp Nou.

A volta de Alan representa um passo importante na sua superação e, ainda, no processo de reconstrução do Clube. Deste modo, pensando na excepcional relevância do fato e considerando a importância e magnitude da partida realizada contra a clássica equipe espanhola - num dos templos do futebol mundial, entendeu-se que o jogo é a ocasião ideal para a retomada.