Após uma semana de trabalho, realizou-se neste sábado a primeira conferência de imprensa do Marítimo 2012/13. O eleito para falar à imprensa foi o capitão Briguel, quando se pensava que poderia ser Pedro Martins a surgir na sala a fazer o primeiro balanço.

E o defesa maritimista revelou as primeiras impressões sobre o trabalho efetuado: «Estamos a trabalhar bem, sabemos que é uma semana na qual levamos com muita carga, mas vejo entusiasmo nos jogadores e os que regressaram dos empréstimos e que vieram da equipa B estão a mostrar que têm valor para jogarem nesta equipa».

O capitão, que se lesionou logo no primeiro treino, acredita que a grande arma para a época será a manutenção do grupo principal: «Acho que o principal objetivo da direção era manter a espinha dorsal da época passada e o treinador, o que foi um passo importante para os jogadores que voltaram e os que podem vir a chegar é mais fácil assim para a sua integração no plantel.»

Sobre os adeptos, que foram peça importante na ida à Europa, o capitão pediu o mesmo apoio: «Espero que estejam entusiasmados como nós estamos. O ano passado demos esse exemplo, estavam à espera de reforços, que acabaram por não chegar, e fizemos a campanha que fizemos. Há que ter confiança e dar o apoio a estes jogadores e aos jovens que estão a chegar que têm valor para singrar no futebol português».

Para o lateral direito, a responsabilidade é maior este ano, mas a ambição é a mesma: «A mensagem que vamos passar para a nossa massa associativa é que o nosso objetivo continua o mesmo: lutar por uma competição europeia e entrar na fase de grupos da Liga Europa. Estamos motivados para alcançar esse objetivo. Temos é mais responsabilidade pela época que fizemos o ano passado, se não conseguirmos fazer igual ou melhor é defraudar a nossa massa associativa e até nós próprios. A campanha que fizemos o ano passado é para dar continuidade. Apesar de termos perdido alguns jogadores com influência, não tenho dúvidas que há jogadores aqui que podem tapar essas saídas», afirmou.

Sobre o fim dos empréstimos, Briguel também apoia a medida: «Acho que é uma medida acertada. Irá haver uma maior transparência no futebol e isso é motivador. Depois acaba por as equipas apostarem mais nas suas camadas jovens o que é melhor para os jogadores mais jovens».

Sami e Hassan, os primeiros a marcar

No final de uma semana de trabalho, Pedro Martins realizou um jogo de treino frente ao Marítimo B (um misto de jogadores que estão à experiência na equipa), que terminou com o triunfo da formação principal, por 2-1. Sami e Hassan marcaram os primeiros golos maritrimistas na temporada 2012/13.

O técnico utilizou um «onze» com alguns dos jogadores que estiveram emprestados na época passada, casos de Marafona e Gonçalo Abreu, bem como o único reforço até agora conseguido, o central Gegé, oriundo do Sp. Covilhã. Para a «história» aqui fica a primeira equipa da temporada: Marafona; João Diogo, Gegé, Roberge, Luís Olim; Marakis, Olberdam, João Luiz; Danilo Dias, Fidélis e Gonçalo Abreu.

De fora continua Adilson, a aguardar por uma conversa com o presidente Carlos Pereira sobre o seu futuro, enquanto Pouga continua ausente face a uma mialgia.

O plantel do Marítimo folga neste domingo, com o regresso ao trabalho marcado para segunda-feira, às 9h30.