Chama-se Brittney Griner, tem 19 anos e 2,04 metros de altura. É conhecida como «The Female Shaq» e está a lançar uma discussão na NBA em torno da permissão para que atletas femininas possam também entrar no maior campeonato do mundo de basquetebol, até aqui fechado a homens (existe um similar só para senhoras).
Ora Brittney Griner ainda nem sequer se estreou na WNBA, aos 19 anos ainda disputa a liga universitária, mas as qualidades já estão a criar grande entusiasmo nos Estados Unidos. Ao ponto de ter sido lançada a discussão sobre a entrada de mulheres no maior campeonato de basquetebol, ao lado dos melhores homens.
A pergunta foi feita a David Stern, comissário da NBA, que se mostrou a favor da inovação. «Para mim existe a possibilidade de uma mulher jogar na NBA na próxima década. Não quero entrar em debate com jogadores e treinadores sobre isso, mas acredito que é uma hipótese real», atirou o dirigente.
É claro que a ideia não agradou a jogadores e treinadores. LeBron James, por exemplo, disse ser «quase impossível acontecer». Doc Rivers, treinador dos Celtics, qualificou a história como «ridícula». O que se compreende, a diferença de qualidade é enorme. Mas fica o registo da discussão. Tudo por causa de Brittney Griner.
Veja Brittney Griner em vídeo