O Hearts conquistou este sábado a Taça da Escócia, ao vencer na final o Gretna (da Second Division, correspondente ao terceiro escalão) na marcação das grandes penalidades. Trata-se da primeira conquista de Bruno Aguiar na Escócia, ele que jogou até aos 72 minutos, e a primeira também de José Gonçalves, que recupera ainda de lesão. De resto, também Jankuaskas e Fyssas foram titulares e celebraram esta conquista.
Durante os noventa minutos, mais o prolongamento, o Hearts foi claramente superior, mas foi sempre atraiçoado por algum azar. Assumindo o favoritismo da final, a equipa da capital escocesa assumiu também o controlo do jogo e praticamente que remeteu durante toda a primeira parte o Gretna ao seu meio-campo. Houve então várias ocasiões de golo e Bruno Aguiar quase marcava aos 21 minutos num remate sobre a barra.
A justiça que tardou, mas chegou
Como corolário desta atitude, o Hearts colocou-se mesmo em vantagem aos 38 minutos num chapéu de Rudi Skacel sobre o guarda-redes adversário que criou um bonito golo. O jogo saiu para o intervalo com a vantagem da formação de Bruno Aguiar e assistiu no regresso dos balneários a uma atitude de maior ousadia do Gretna. A equipa da Second Division passou então a disputar mais o jogo - embora o Hearts tenha continuado sempre a criar ocasiões de golo -, e chegou mesmo ao empate, num penalty a castigar falta de Cesnauskis sobre John O'Neil. Na marcação Ryan McGuffie não falhou e obrigou o jogo a ir para prolongamento.
Jogou-se então mais meia-hora de futebol que começou com uma grande oportunidade de Jankaukas, num remate que passou a rasar o poste, e acabou com a expulsão de Paul Hartley, depois de pontapear um adversário. Uma expulsão que acabou por não prejudicar a formação da capital escocesa porque o jogo acabou logo a seguir. Para trás já tinham ficado mais várias ocasiões de golo do Hearts. O mesmo Paul Heartley, por exemplo, já tinha atirado uma bola ao poste. Avançou-se então para os penalties. O Hearts marcou os cinco remates (nenhum deles batido por Bruno Aguiar), o Gretna falhou os dois últimos e a Taça viajou para Edimburgo.