Massimo Busacca foi notícia esta semana por várias razões, nenhuma delas agradável. Agora, o árbitro suíço vem a público tentar limpar o seu nome, pedindo desculpa por uma - o gesto obsceno na direcção de adeptos - e negando a outra - ter urinado em campo num jogo no Qatar.
As imagens foram divulgadas pela televisão do Qatar e largamente difundidas pela net, no meio de muita polémica no país. Agora, Busacca diz que foi vítima de difamação. «Nunca urinei em campo durante aquele jogo no Qatar. O jogador que denunciou isso já foi multado por ter dito uma coisa falsa», afirma o juiz, em declarações à agência italiana Ansa.
Vários protagonistas do jogo em causa tinham acusado Busacca, incluindo o adjunto de um dos clubes envolvidos, o brasileiro Leonardo Vitorino. Mas o árbitro diz que tudo não passa de uma cabala. «O mais suspeito é que este assunto, que foi estudado pela Federação do Qatar, venha à luz do dia 10 dias depois, logo após o incidente do gesto obsceno, pelo qual já me desculpei.»