Felipe Caicedo chegou a Lisboa no dia 24 de julho de 2009, para jogar no Sporting. Uma transferência que criou algum entusiasmo junto dos adeptos, sobretudo por tratar-se de um jovem emprestado pelo Manchester City, equipa pela qual tinha marcado sete golos na época anterior. O acordo contemplava ainda uma opção de compra de quase dez milhões de euros, mas os «leões» nunca a exerceram...

O avançado equatoriano esteve apenas seis meses em Portugal. Fez onze jogos de leão ao peito, mas deixou o nosso país sem qualquer golo marcado. Regressou na quarta-feira, a Guimarães, para marcar um dos golos com que o Equador derrotou a seleção portuguesa, orientada por Paulo Bento, o técnico com quem trabalhou no Sporting.

O golo terá sido saboroso, mas Caicedo continua, ainda assim, na lista dos avançados que falharam nos «grandes». Mas são muitos, na verdade, mesmo quando a análise se restringe ao século XXI.

A propósito do regresso de Caicedo a Portugal, o Maisfutebol reuniu uma compilação de jogadores que não encontraram a veia goleadora com a camisola de Benfica, F.C. Porto ou Sporting. Avançados que, ao serviço dos «grandes», não chegaram sequer aos cinco golos. De Kikin Fonseca a Bergessio, passando por Nalitzis e Pongolle, sem esquecer Luís Fabiano ou Pizzi.

Veja a galeria de avançados que falharam nos «grandes», no século XXI.