A Liga virou e tem novo líder, um ponto a separar Benfica e FC Porto com seis jornadas por jogar. A 28ª jornada também aproximou o Sp. Braga da luta pelos lugares de topo, com a vitória sobre um Sporting que está agora a seis pontos da frente. Vem aí uma reta final com tudo por decidir na luta pelo título e no acesso aos lugares diretos de acesso à Europa. Com dois clássicos ainda na agenda, outras competições em jogo para Sporting e FC Porto e graus de dificuldade diferentes nos desafios em vista para os quatro da frente. O Maisfutebol olha para o calendário a antecipar o que aí vem.

Está em jogo o campeonato, claro, mas também um segundo lugar de importância redobrada, porque é a última hipótese de acesso à Champions: na terceira pré-eliminatória, uma vez que só o campeão tem entrada garantida na fase de grupos. E depois, claro, a Liga Europa. Com um único lugar na fase de grupos, que será para o vencedor da Taça de Portugal ou, caso este se qualifique para a Liga dos Campeões, para o terceiro classificado. Os outros dois lugares de Liga Europa, para o quarto e eventualmente quinto classificados, dão acesso à terceira e à segunda pré-eliminatória.

Benfica

Há muito que a Liga é a única competição em jogo para os «encarnados», o único dos candidatos que ainda terá de jogar os dois clássicos da segunda volta para a Liga. Para já terá uma deslocação ao Bonfim, a seguir um jogo que terá seguramente muito a dizer nas contas do título: o Clássico com o FC Porto, na Luz.

Volta a sair para uma viagem curta a casa do Estoril, nesta altura «lanterna vermelha» da Liga, e recebe o  Tondela. A seguir chega o dérbi de Alvalade, a visita ao Sporting para a penúltima jornada da Liga. Por fim, o Benfica fecha a Liga em casa, frente ao Moreirense.

FC Porto

Agora a um ponto da liderança, o dragão tem a receção ao Desp. Aves na próxima ronda, antes do Clássico. A visita à Luz é obviamente o foco de atenção nesta altura, mesmo se três dias depois o FC Porto vai a Alvalade para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, onde defende a vantagem 1-0 trazida de casa.

Depois dos dois clássicos, a equipa de Sérgio Conceição concentra-se em exclusivo na Liga, que segue com a receção ao V. Setúbal e depois a visita ao Marítimo.

Na penúltima jornada é a despedida do Dragão, frente ao Feirense, enquanto o fecho da Liga está marcado para casa do V. Guimarães.

Sporting

O título já é pouco mais que uma miragem, como disse Jorge Jesus, para um leão que ainda está em mais duas frentes, com pelo menos nove jogos já garantidos até final da época. E que mantém o terceiro lugar, a seis pontos da frente e cinco do segundo, mas com o Sp. Braga a apenas um ponto de distância.

Antes do regresso do Sporting à Liga há Madrid, a visita ao Atlético para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, já nesta quinta-feira.

A receção ao Paços Ferreira para a Liga, a 8 de abril, antecede a segunda mão dos quartos de final, a que se segue a visita ao Belenenses, onde o FC Porto acaba de cair e o Benfica empatou.

A 18 de abril chega o clássico com o FC Porto que decidirá quem passa à final da Taça de Portugal, com o Sporting em desvantagem, depois a reta final da Liga. Na 30ª jornada o Sporting recebe o Boavista e depois vai a Portimão.

Com o futuro na Europa ainda em aberto, um eventual apuramento frente ao At. Madrid colocaria os jogos das meias-finais por esta altura, com jogos marcados para 26 de abril e 3 de maio.

O dérbi com o Benfica está agendado para o fim de semana de 6 de maio e antecede um fecho de campeonato que leva o Sporting a casa do Marítimo.

Sp. Braga

Foco total no campeonato para o Sp. Braga, que vai num ciclo de oito vitórias seguidas para a Liga. Para já vem aí a visita ao Feirense, a primeira de quatro deslocações até ao fim da Liga.

O jogo seguinte será também fora, em Paços, depois há a receção ao Marítimo. Segue-se outro jogo teoricamente exigente, a visita ao Belenenses, antes do regresso a casa para receber o Boavista. Na última jornada o Sp. Braga visita o Rio Ave.