O Benfica vai ter um arranque de temporada 2018/19 alucinante com a possibilidade de ter de fazer sete jogos num curto espaço de poucos mais de vinte dias em agosto. 

O segundo lugar na Liga abriu a possibilidade às águias de voltarem à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas para isso o Benfica terá de disputar quatro jogos da fase preliminar entre as três primeiras jornadas da nova temporada do campeonato português. Agora que o calendário da Liga ficou conhecido, soube-se que haverá dérbi no meio das datas do play-off da Champions

De acordo com os calendários já disponibilizados, tanto pela Federação Portuguesa de Futebol, como pela UEFA, o segundo classificado da liga portuguesa terá forçosamente de ter um início de temporada exigente, com praticamente jogos de três em três dias logo a abrir.

Assim, o Benfica vai realizar o primeiro jogo oficial da nova época a 7 ou 8 de agosto, para disputar a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ainda antes do arranque da nova edição da Liga, marcado para 11/12 agosto.

Sem tempo para respirar, a equipa da Luz joga a segunda mão da pré-eliminatória, a 14 de agosto, antes da segunda jornada da Liga, prevista para 18/19 agosto.

Em caso de sucesso nessa 3ª pré-eliminatória, a semana seguinte começa com a disputa da primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos.

O primeiro jogo está marcado para 21/22 agosto e o segundo para 28/29 de agosto. Ora o primeiro sorteio da Liga, conhecido nesta sexta-feira, definiu um dérbi entre o Benfica e o Sporting para esta terceira jornada, em Alvalade, para 25/26 desse mês. Esse primeiro sorteio viria a ser anulado pouco depois devido a uma irregularidade na leitura da chave, mas o sorteio definitivo voltou a desenhar um dérbi da segunda circular nessa ronda três, mudando apenas o palco para o Estádio da Luz, o que significa que os encarnados poderão jogar frente aos leões a meio do play-off da Champions, isto se conseguirem ultrapassar aquela tal terceira pré-eliminatória.

Tudo somado, serão sete jogos, num curto espaço de 21 dias. Caso seja bem-sucedido também no play-off, a apetecida fase de grupos, que também contará com o campeão FC Porto, começará a 18/19 setembro, data da primeira jornada.