A autarquia de Leiria aprovou esta terça-feira uma proposta de alienação da torre nascente do topo norte do Estádio Municipal de Leiria. A área, composta por 4500 metros quadrados, vai passar a concentrar os serviços de finanças da região.

«A Estamo, Participações Imobiliárias, S.A. justificou o seu interesse aquisitivo, por necessitar do prédio em causa para construção e instalação de espaços para albergar e juntar num único local, os Serviços de Finanças locais e distritais de Leiria, tendo em vista a prossecução das atribuições do Estado, no domínio fiscal», começa por explicar a deliberação.

«Esta razão justifica, por si só, o elevado interesse municipal da pretensão, mostrando-se clara e inequívoca a importância que assume para a comunidade leiriense a construção desses serviços da Administração Fiscal», termina o documento.

O acordo entre o município e a Estamo, empresa pública gestora das participações imobiliárias do Estado, foi aprovado com os votos favoráveis de PS e PSD. O valor da venda da torre nascente foi fixado em 1 339 503 euros.

Segundo a autarquia, caso o plano falhe, a propriedade reverte para o município sem que a Estamo tenha direito às importâncias pagas na sua aquisição.

Construído para a realização do Europeu de 2004, o Estádio Municipal de Leiria nunca chegou a ter o topo norte concluído.