O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa rejeitou o recurso interposto por Estrela da Amadora e Desportivo das Aves, referente à temporada 2000/01, divulgou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O assessor jurídico da FPF, João Leal, explicou ao Maisfutebol que «esta decisão tem a ver com a homologação desse campeonato», ganho pelo Boavista e no qual E. Amadora, D. Aves e Campomaiorense desceram de divisão.
Os dois clubes alegaram irregularidades de outros no processo de licenciamento interno, pelo qual os diferentes emblemas têm de passar para participar na Liga, e no qual têm de declarar, entre outros aspectos, que não têm dívidas fiscais.
«De acordo com o artigo 35 do regulamento de competições, em caso de alguma ilegalidade, os clubes visados teriam de descer de divisão», analisou João Leal.
O assessor jurídico clarificou que a FPF apenas está envolvida neste caso «porque o processo começou com uma intimação sobre a homologação do campeonato, o que é feito pela federação». João Leal desconhece se «ainda estará alguma coisa pendente» sobre a Liga, no âmbito deste caso.