A fase de qualificação para o Campeonato da Europa está de regresso com uma jornada dupla que trará jogos desde esta quinta-feira até terça-feira. Sábado é o primeiro dia maior, pois, logo na primeira das duas rondas dos respetivos grupos, Inglaterra e Áustria podem garantir um lugar no Euro 2016.

A seleção inglesa, porém, depende só de si para carimbar o passaporte para o Europeu de França. Já os austríacos precisam de ter o seu trabalho complementado com o resultado entre terceiros.

Fase de qualificação para o Euro 2016: jogos e classificações

A França é a única seleção já apurada como país organizador do Euro 2016. Dos nove grupos da fase de qualificação são apurados diretamente os dois primeiros classificados de cada e o terceiro melhor classificado entre todos os nove. Os restantes oito terceiros classificados disputarão um play-off para apurar as últimas quatro seleções do total de 24 participantes no Europeu.

GRUPO A

Com um triunfo na última jornada frente à Rep. Checa, a Islândia subiu ao comando do grupo. Essa liderança pode ser mantida (até) com um empate nesta quinta-feira mesmo que os checos vençam o Cazaquistão. Mas o jogo dos islandeses é na Holanda e os holandeses não só podem aproximar-se do topo como defendem o terceiro lugar dos turcos, que lutam nesta altura pelo lugar que dá o play-off.

Quinta-feira, dia 3:
Rep. Checa-Cazaquistão (19:45)
Holanda-Islândia (19:45)
Turquia-Letónia (19:45)


Domingo, dia 6:
Letónia-Rep. Checa (17:00)
Turquia-Holanda (17:00)
Islândia-Cazaquistão (19:45)




GRUPO B

Cinco seleções estão em posição de apuramento pelo primeiro lugar que é detido pelo invicto País de Gales. Os britânicos jogam em Chipre para reforçar o carácter de líderes sem derrotas, ou os cipriotas mostram que o triunfo na Bósnia não foi por acaso e são mesmo candidatos a um dos três primeiros lugares? Os belgas terão este jogo debaixo de olho, acabados que estão de perder o comando do grupo para os galeses. Mas a Bélgica tem também preocupações primordiais para evitar mais trambolhões na classificação. Pela frente, os belgas terão a Bósnia em nova prova de vida; já que uma derrota dos bósnios em conjunto com triunfos galeses e israelitas, nesta quinta-feira, já deixará o terceiro lugar a mais de uma vitória.

Quinta-feira, dia 3:
Bélgica-Bósnia Herzegovina (19:45)
Chipre-País de Gales (19:45)
Israel-Andorra (19:45)


Domingo, dia 6:
País de Gales-Israel (17:00)
Bósnia Herzegovina-Andorra (19:45)
Chipre-Bélgica (19:45)




GRUPO C

A Eslováquia só tem vitórias e já garantiu um lugar no play-off. O jogo em Espanha de sábado pode lançar os eslovacos para uma liderança reforçada a muito difícil alcance pelos adversários. Uma vitória espanhola aproxima os candidatos no primeiro lugar da classificação; candidatos esses que vão até ao terceiro lugar do grupo, onde está Ucrânia. Uma vitória dos ucranianos sobre a Bielorrússia mantém-nos na luta por qualquer lugar do pódio.

Sábado, dia 5:
Ucrânia-Bielorrússia (17:00)
Luxemburgo-Macedónia (19:45)
Espanha-Eslováquia (19:45)


Terça-feira, dia 8:
Bielorrússia-Luxemburgo (19:45)
Macedónia-Espanha (19:45)
Eslováquia-Ucrânia (19h45)




GRUPO D

Com quarto galos de diferentes pergaminhos para três lugares, o Alemanha-Polónia de sexta-feira assume carácter de jogo incontornável. Os polacos ainda não perderam e defendem a liderança do grupo em casa dos vice-comandantes. A Escócia espreita o que se passará em Frankfurt para saber quanto vale um triunfo na Geórgia para uma possível subida ao segundo posto. Mas não só. Os escoceses defendem o atual terceiro lugar da República da Irlanda que, frente a Gibraltar, não deverá perder a oportunidade de se aproximar de alguns dos que estão à sua frente e, também, com olhos no pódio dependendo do que farão os escoceses.

Sexta-feira, dia 4:
Geórgia-Escócia (17:00)
Alemanha-Polónia (19:45)
Gibraltar-Rep. Irlanda (19:45)


Segunda-feira, dia 7:
Polónia-Gibraltar (19:45)
Rep. Irlanda-Geórgia (19:45)
Escócia-Alemanha (19:45)




GRUPO E

A Inglaterra é a outra seleção que só tem vitórias e que também já tem o play-off assegurado. Mas, para além do que já conseguiu a Eslováquia no Grupo C, os ingleses podem garantir o apuramento já neste regresso da sua qualificação, no sábado, em São Marino: basta-lhes ganhar e serão a primeira seleção a carimbar o passaporte para França. Suíça e Eslovénia defrontam-se e o segundo lugar de apuramento direto pode também ganhar corpo mais definido em caso de vitória dos helvéticos. Tendo a ganhar em relação aos suíços, os terceiros classificados eslovenos também têm a perder para os seus dois perseguidores. Estónia e Lituânia também se defrontam com possibilidades matemáticas de apuramento.

Sábado, dia 5:
Estónia-Lituânia (17:00)
São Marino-Inglaterra (17:00)
Suíça-Eslovénia(19:45)


Terça-feira, dia 8:
Inglaterra-Suíça (19:45)
Lituânia-São Marino (19:45)
Eslovénia-Estónia (19:45)




GRUPO F

Num grupo em que o maior escândalo é a presença da Grécia no último lugar está tudo muito embrulhado – e em aberto. E tem muito para continuar a estar: o terceiro classificado recebe o líder; o quarto colocado recebe o segundo. Na primeira ronda desta jornada dupla, a Hungria ataca na sua casa o primeiro lugar da Roménia. As Ilhas Feroé recebem os vice-líderes da Irlanda do Norte. Com o escaldante Hungria-Roménia a centrar as atenções, que proveito tirarão os norte-irlandeses daquele confronto? E os nórdicos, conseguirão mais do que ganhar à Grécia duas vezes para se intrometerem nas contas de outros?

Sexta-feira, dia 4:
Ilhas Feroé-Irlanda do Norte (19:45)
Grécia-Finlândia (19:45)
Hungria-Roménia (19:45)


Segunda-feira, dia 7:
Finlândia-Ilhas Feroé (19:45)
Irlanda do Norte-Hungria (19:45)
Roménia-Grécia (19:45)




GRUPO G

A Áustria é a quinta seleção sem derrotas nesta qualificação. Já com o play-off assegurado, os austríacos podem, como os ingleses, garantir o apuramento para o Euro 2016 já na sua ronda inicial: se vencerem a Moldávia no sábado e, também, se a Rússia não ganhar à Suécia (a sexta seleção invicta da fase de qualificação). Este último jogo será mesmo o mais interessante desta jornada do grupo, pois ficar-se-á a perceber se os dois lugares de apuramento já estão destinados ou se os russos entram nessa corrida não se ficando pelo lugar que dá o play-off.

Sábado, dia 5:
Rússia-Suécia (17:00)
Áustria- Moldávia (19:45)
Montenegro-Liechtenstein (19:45)


Terça-feira, dia 8:
Liechtenstein-Rússia (19:45)
Moldávia-Montenegro (19:45)
Suécia-Áustria (19:45)




GRUPO H

Neste grupo, são mais quatro seleções a lutarem pelos três lugares de possível apuramento. Entre a líder Croácia e a quarta classificada Bulgária existem neste momento (enquanto não é decidido o recurso croata) cinco pontos de diferença. Com croatas e Itália (os dois restantes invictos nesta altura do apuramento) a dependerem de si para cimentarem os dois primeiros lugares de apuramento direto, o Bulgária-Noruega será decisivo para definir se os noruegueses ficam pela luta pelo play-off ou se podem ambicionar a algo mais, por enquanto na posse dos dois mais favoritos do grupo.

Quinta-feira, dia 3:
Azerbaijão-Croácia (17:00)
Bulgária-Noruega (19:45)
Itália-Malta (19:45)


Domingo, dia 6:
Malta-Azerbaijão (17:00)
Noruega-Croácia (17:00)
Itália-Bulgária (19:45)


GRUPO I

Portugal é a única seleção que já têm o play-off assegurado quando lidera este grupo. Mas, na primeira das duas rondas, a seleção portuguesa vai cumprir calendário com a França e ver o que se passa no Dinamarca-Albânia: se algum destes adversários passa para o primeiro lugar ou se apenas ambos se aproximam. A Sérvia está eliminada, mas a Arménia ainda tem hipóteses matemáticas de ir ao play-off – mesmo que muito remotas.

Sexta-feira, dia 4:
Dinamarca-Albânia (19:45)
Sérvia-Arménia (19:45)


Segunda-feira, dia 7:
Arménia-Dinamarca (17:00)
Albânia-Portugal (19:45)