No último fim de semana aconteceu uma das chicotadas psicológicas mais caricatas da história: um treinador foi despedido e mandado para os juvenis.

O Gafanha foi ao terreno da AD Oliveirense, em jogo do Campeonato de Portugal, perder por 3-2, num jogo que iniciou às 15h e que terminou uns minutos depois das 16h45. Esta referência ao horário é pertinente porque o treinador dos aveirenses, Nuno Pedro, afirma que foi despedido nem dez minutos depois do jogo terminar por SMS.

«A mensagem marcava 16h56. Não estava com o telemóvel no jogo como é óbvio, mas quando peguei nele tinha essa mensagem, a dizer que estava dispensado», contou, contactado pelo Maisfutebol.

Sem qualquer explicação na hora e sem confrontar ninguém, o treinador veio embora e ainda hoje, dois dias depois, não entende a decisão.

«O presidente já tinha dito que os objetivos estavam mais que cumpridos. Chegámos à 3ª eliminatória da Taça de Portugal, na qual fomos eliminados pelo FC Porto, fase em que o clube nunca tinha chegado. Só tinha passado da 1ª fase nas repescagens. No campeonato ficámos no primeiro lugar e estávamos a discutir a fase de subida, algo que o clube também nunca tinha feito. Ainda na semana passada vencemos o Merelinense, o primeiro, e após a derrota com a Oliveirense aconteceu isto», explicou.

E acrescentou: «Fui contratado para dois anos, para no primeiro lutar para chegar à fase de subida e no segundo tentar a subida. Neste primeiro já tínhamos superado as expectativas.»

O Maisfutebol ouviu João Paulo Ramos, presidente do clube, que confirmou ter enviado uma mensagem ao treinador, mas apenas a demonstrar desagrado. «Isso de que foi despedido por mensagem são calúnias! A decisão foi tomada em reunião da direção, que concordou em prescindir dos seus serviços».

«Dizem que cumpriram os objetivos desta época, mas então cumpriram apenas de meia época, já que ainda estão em competição. Houve relaxamento de quem estava à frente dos destinos da equipa e decidimos assim», explicou.

As duas partes reuniram, mas não chegaram a acordo para a rescisão e, Nuno Pedro disse que soube esta terça-feira pela rádio Terra Nova, de Aveiro, que o clube o iria colocar a treinar os juvenis, algo que considera inaceitável.

«Já viu? Deve ser inédito no mundo um treinador passar dos seniores para os juvenis! Mas não sei de nada, só soube pela rádio, até agora estou à espera de um contacto, podiam ao menos dizer-me a que horas são os treinos dos juvenis.» 

Já o presidente garante que esta posição do clube se deve ao facto de não terem chegado a acordo e que se Nuno Pedro quiser voltar ao clube será nessa condição.

O Gafanha ocupa o sexto lugar da zona Norte de subida, com sete pontos, a sete do primeiro e do segundo lugar, que dão acesso à subida e o direito a disputar o playoff de subida à II Liga, respetivamente.