O Egipto garantiu esta quinta-feira a possibilidade de defender o título de campeão de África ao bater a Costa do Marfim de Drogba e do benfiquista Zorro por 4-1, marcado novo encontro com os Camarões, que já venceu no jogo inaugural (4-2), para a decisiva final da CAN-2008. Uma vitória expressiva que deixou bem clara a superioridade dos Faraós sobre os Elefantes.
Camarões vencem Gana a caminho da final
Uma superioridade que começou a materializar-se aos 12 minutos com pontapé de Ahmed Fathi de fora da área. A abrir a segunda parte novo golo do Egipto numa cabeçada de Zaki. A Costa do Marfim ainda acreditou quando Kader Keita, com um golaço, reduziu o resultado para a diferença mínima. No entanto, os Faraós voltaram à carga e, num jogo aberto, com Al-Hadari, guarda-redes do Egipto em grande forma, recuperaram a vantagem.
Zaki voltou a marcar, depois de ganhar uma bola lançada pelo seu guarda-redes e, já em tempo de descontos, Mohamed Aboutrika deu a estocada final com o quarto golo. O benfiquista Zoro voltou a assistir ao jogo a partir do banco de suplentes.
Com 92 golos marcados até ao momento, bastará mais um golo na final, marcada para domingo, para que actual edição defina um novo recorde de golos marcados numa fase final. A melhor marca foi registada na edição de 1998, no Burkina-Faso, com um total de 93 golos.