Mali e Benin carimbaram esta sexta-feira os respectivos «passaportes» para a fase final da 26ª edição da CAN-2008 que arranca a 20 de Janeiro do próximo ano no Gana. Depois de quase dois anos de jogos de qualificação, fica apenas por apurar a última vaga que será atribuída ao vencedor do Grupo 2 que, além de Botswana e Burundi, inclui o favorito Egipto, vencedor da última edição da prova.
O Mali garantiu a qualificação como vencedor do Grupo 9, com uma vitória sobre o Togo (2-0), com golos de Kanouté e Diallo. No mesmo grupo, o Benin também assegurou a qualificação para a fase final da maior competição do continente africano, com uma vitória sobre a Serra Leoa, também por 2-0, com um «bis» de Tchomogo, garantindo o «passaporte» como um dos melhores segundos classificados.
Faraós ainda na expectativa
Faltam definir as contas do Grupo 2 que ficaram adiadas para domingo, dia em que o Egipto recebe o Botswana no Cairo para a definição do primeiro lugar. Os detentores do título africano partem para o jogo com nove pontos, mas precisam vencer o Botswana, com 7, uma vez que o Burundi, que joga na Mauritânia, está também à espreita com 7 pontos.
Angola foi das primeiras equipas a garantir a qualificação, a quarta dos Palancas e a segunda de Oliveira Gonçalves, depois da última presença no Egipto-2006. Na sequência de uma primeira volta tranquila, com vitórias sobre a Suazilândia (2-0) e Quénia (3-1) e um empate na Eritreia (1-1), Angola carimbou o passaporte para o Gana com goleadas à Eritreia (6-1) e à Suazilândia (3-0). Um desaire no Quénia (1-2), na última jornada, quando já tudo estava decidido, não permitiu uma qualificação inédita sem derrotas.
Entre os grandes ausentes confirmados para esta 26ª edição destacam-se RD Congo, Etiópia, Zaire e Argélia, equipas que já ergueram o troféu, pelo menos, uma vez.
As equipas qualificadas:
GANA: qualificado como equipa anfitriã.
COSTA DO MARFIM: vencedor do Grupo 1.
NIGÉRIA: vencedor do Grupo 3.
UGANDA: um dos segundos melhores classificados (Grupo 3).
SUDÃO: vencedor do Grupo 4.
TUNÍSIA: um dos segundos melhores classificados (Grupo 4).
CAMARÕES: vencedor do Grupo 5.
ANGOLA: vencedor do Grupo 6.
SENEGAL: vencedor do Grupo 7.
GUINÉ-CONACRI: vencedor do Grupo 8.
MALI: vencedor do Grupo 9.
BENIN: um dos segundos melhores classificados (Grupo 9)
NAMÍBIA: vencedor do Grupo 10.
ZÂMBIA: vencedor do Grupo 11.
ÁFRICA DO SUL: um dos segundos melhores classificados (Grupo 11).
MARROCOS: vencedor do Grupo 12.