A Nigéria é o primeiro finalista da Taça das Nações Africanas (CAN-2013) depois de ter deixado pelo caminho o Mali com uma vitória categórica por 4-1 no Estádio Moses Mabhida, em Durban. Os «super-águias» entraram a todo o vapor e acabaram com as pretensões da equipa sensação do torneio antes do intervalo.

Elderson, lateral do Sp. Braga, abriu caminho, aos 25 minutos, com um golo em mergulho, para chegar ao cruzamento baixo de Moses da direita. O Mali tentou reagir e voltou a consentir novo golo, dois minutos depois, marcado por Ideye , outra vez com o rapidíssimo Moses no lance. O Mali estava perdido em campo e a Nigéria deixou tudo esclarecido, antes do intervalo, com mais um golo, aos 43 minutos, com Emenike a ser feliz, na marcação de um livre, com a bola a sofrer um desvio em Sissoko e a enganar Samassa.

O Mali conseguiu-se organizar para a segunda parte e Keita esteve muito perto de reduzir logo a abrir, mas foi a Nigéria que acabou definitivamente com todas as dúvidas, aos 59 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque concluído por Musa. Até final, o Mali não conseguiu melhor do que reduzir a diferença, com um golo de honra assinado por Diarra aos 74 minutos.

Os «Super-águias» vão agora aguardar pelo resultado entre o Gana e o Burkina Faso para saberem com quem é que vão discutir o título continental na final que está marcada para domingo, para Joanesburgo.