O Burkina Faso, selecção orientada pelo português Paulo Duarte, despediu-se nesta terça-feira da Taça das Nações Africanas, terminado no último lugar do Grupo B. O Gana venceu pela margem mínima e vai defrontar Angola. André Ayew, filho de Abedi Pelé, marcou o único golo do encontro.
Panandetiguiri e Tall, jogadores da União de Leiria, não foram felizes na terceira jornada da fase de grupos da CAN. O primeiro viu o cartão amarelo no lance que originou o tento solitário da partida.
Ayew, que joga no modesto Arles-Avignon, sofreu a falta e surgiu logo depois a concluir o lance. Foi o primeiro golo do avançado de 20 anos na selecção do Gana, com direito a dedicatória ao pai.
Tall seria expulso quando o Burkina Faso tentava lutar contra a desvantagem no marcador. O defesa-central viu o cartão vermelho directo por alegada agressão, ao minuto 66. Com dez homens, a equipa de Paulo Duarte teve poucas oportunidades para evitar o afastamento precoce da competição.
Na jornada inaugural, o Burkina Faso empatara com a Costa do Marfim, adversária de Portugal no Campeonato do Mundo de 2010. O selecção de Didier Drogba venceu depois o Gana e garantiu o primeiro lugar no Grupo B. O Gana apura-se na segunda posição. Segue-se o confronto com Angola, nos quartos-de-final.