A Guiné superiorizou-se à Tunísia, por 3-0, terminando esta fase da prova na liderança do grupo C da CAN-2006. Com os dois adversários já apurados para os quartos-de-final, a grande questão era saber quem conseguiria o primeiro lugar, acabando por ser a Guiné a grande vencedora, num jogo que ficou marcado pela violência entre adeptos.
Com Benachour, do V. Guimarães, no banco de suplentes (nem sequer entrou em campo no decorrer do jogo), a Tunísia sentiu dificuldades frente a uma selecção que está a ser uma das agradáveis surpresas do torneio. A derrota por três golos é o reflexo disso mesmo com Bangoura a abrir o activo (14m), marcando depois Feindouno (69m) e Diawara (90m), sendo que o último golo surgiu numa altura em que a Tunísia estava reduzida a dez elementos por expulsão de Merdassi.
Quem diz adeus à CAN são as selecções da Zâmbia e da África do Sul, que mediram forças entre elas só para ver quem ficaria com o terceiro lugar do grupo C. A sorte esteve do lado da Zâmbia, que venceu por 1-0, e coloca os sul-africanos na última e penosa posição, sem qualquer ponto ou golo marcado. McCarthy foi titular e um dos mais rematadores à baliza. Mas em vão. O único golo do desafio foi marcado por Katongo (75m).
Agora, a Guiné e a Tunísia ou defrontam a Nigéria, o Ghana ou o Senegal, selecções do Grupo D, cuja classificação só ficará definida amanhã, terça-feira.
Classificação: 1º Guiné, 9 pontos; 2º Tunísia, 6; 3º Zâmbia, 3; 4º África do Sul, 0.