A Guiné goleou este sábado a selecção do Botswana por 6-1, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN. Com esta vitória, e com um jogo a mais, a selecção guineense subiu ao topo do Grupo D, com os mesmos pontos do Gana e do Mali (3), enquanto o Botswana ainda não pontuou.

Os guineenses entraram melhor e, aos 15 minutos foi Diallo quem abriu o marcador. O Botswana igualou à passagem do minuto 23, por Selolwane de penalty, mas o empate não durou muito tempo. Nem cinco minutos depois, Diallo voltou a marcar e pôs de novo a Guiné na frente.

Nos instantes finais da primeira parte, os guineenses continuaram mais fortes e Camara anotou o 3-1 e Traore o 4-1, já no prolongamento. Entre um golo e o outro, Motsepe, em campo há menos de dez minutos, viu o cartão vermelho directo e deixou o Botswana com dez até ao final do encontro.

Com um segundo tempo menos focado na baliza, a Guiné aproveitou os últimos cinco minutos de jogo para aumentar a vantagem. Primeiro por Bah, que aos 84 minutos marcou o 5-1, e depois por Soumah, que dois minutos mais tarde fechou o resultado, ele que tinha entrado há minutos para substituir Diallo.