Lito Vidigal procura evitar euforias na selecção angolana, antes do jogo com o Sudão, da segunda jornada da Taça das Nações Africanas. Os «palancas negras» entraram na prova com uma vitória, pela primeira vez, e são favoritos para o jogo desta quarta-feira, mas o seleccionador pede prudência.

«Não há ninguém no futebol que ganhe os jogos na véspera. Temos de manter a ambição mas devemos fazê-lo com os pés assentes no chão. É verdade, ganhámos ao Burkina Faso, isso foi fantástico, mas não nos garante a vitória contra o Sudão. Alertei os meus jogadores e penso que estarão conscientes do que é necessário fazer para lutar por mais três pontos», disse Lito Vidigal, em declarações reproduzidas pela sua assessoria de imprensa.

O técnico luso-angolano entende que «há talento individual» na equipa que orienta, mas espera que os problemas sejam resolvidos «de forma colectiva». «Acredito na nossa organização e o plano para este jogo não será muito diferente do plano que tínhamos para ganhar ao Burkina Faso. Fizemos um jogo fantástico, de uma forma muito organizada e creio que tacticamente é preciso estar, de novo, a esse nível. O Sudão perdeu com a Costa do Marfim mas deu imensa luta, demonstrando uma qualidade que não pode nem deve ser ignorada», sustentou.

Uma vitória sobre o Sudão pode apurar Angola para a fase seguinte, se o Burkina Faso não derrotar a Costa do Marfim, mas Lito Vidigal não quer preocupar-se muito com a matemática, para já. «As contas apenas se fazem quando acabar a fase de grupos deste CAN. O que quero é ganhar e a seguir preparar o próximo jogo. O nosso dever é lutar pela vitória e é isso que voltaremos a fazer contra o Sudão. O resto vê-se depois, quando terminar esta primeira fase e olharmos para a classificação», afirmou.