Candeias, avançado do Nacional da Madeira, é o jogador com mais assistências para golo nas primeiras sete jornadas da Liga 2013/14. No fundo, nada que surpreenda os leitores da «Maisfutebol Total».

Na edição número 7, de 8 de outubro, o antigo jogador do FC Porto foi a nossa figura. Na altura, Filipe Caetano conversou com dois antigos treinadores de Candeias. Ulisses Morais e Carlos Azenha concordaram: o rapaz de Fornos de Algodres está pronto para dar o salto. E acrescentaram uma palavra: seleção. Quem sabe.

Para já, Candeias ofereceu cinco golos aos colegas. O ponto alto aconteceu na tal jornada 7, quando deixou Rondón e Djaniny em boa posição para o golo. No final do jogo com o Sporting de Braga ainda marcou. De cabeça, coisa rara ao longo da carreira. Este é para já o único golo nesta edição do campeonato. 

O Nacional venceu os três últimos jogos, curiosamente os únicos em que Candeias jogou os 90 minutos. Antes tinha começado no banco ou saído mais cedo. Foi determinante no Restelo ao ofereceu dois golos e também ajudou a ganhar em Vila do Conde. O Nacional, de resto, triunfou em dois dos três jogos fora de casa. Na jornada 8 desloca-se à Luz.

Com o nome em seis golos, Candeias é sem dúvida uma das figuras deste início de época e contribui muito para o quarto lugar da equipa de Manuel Machado.

No topo da lista de jogadores com mais assistências aparecem jogadores de Sporting, Benfica e Estoril. Comecemos por aqui.

Ninguém tem dúvidas de que o médio da equipa de Marco Silva é outro dos grandes nomes do campeonato 2013/14. A partida de Carlos Eduardo para o FC Porto permitiu a Evandro subir no terreno, ficar mais perto da grande área do adversário. Responsável pela marcação de grandes penalidades, o brasileiro de 27 anos já conseguiu cinco golos. Além disso soma três assistências. Ou seja, teve participação direta em oito dos treze golos da equipa da Linha no campeonato. Notável.

Wilson Eduardo, com três assistências, é o mais altruísta no Sporting. Além das ofertas já leva dois golos marcados. Participou nas sete jornadas, uma vez como suplente utilizado, quatro como titular substituído. Sem dúvida a época de afirmação deste jogador formado em Alvalade.

A galeria dos jogadores com três assistências fecha com um nome menos provável. Conhecido sobretudo pelos golos que marca, Lima já ofereceu três golos. Na Madeira, frente ao Marítimo, e na Luz com Paços de Ferreira e Belenenses. O movimento é muito semelhante: o brasileiro cai sobre a esquerda e já perto da linha de fundo tira cruzamentos letais. Um encontrou Rodrigo, o outro Enzo Pérez e o mais recente descobriu o colega de ataque Cardozo, frente ao Belenenses. Quanto a golos, apenas dois, ambos de cabeça: Gil Vicente e Estoril. Lima participou nos sete jogos. Num deles saiu, em dois entrou.

Na lista de jogadores com assistências figuram diversos nomes com dois golos oferecidos: Alan (Sp. Braga), João Pedro Galvão (Estoril), Capel (Sporting), Jefferson (Sporting), Heldon (Marítimo), Josué (FC Porto), Tiago Silva (Belenenses), Nelson Pedroso (Vitória Setúbal), André Martins (Sporting), Barrientos (Vitória Guimarães), Paulo Sérgio (Arouca) e César Peixoto (Gil Vicente).