A Federação Portuguesa de Canoagem acusa Fernando Pimenta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, de ter recusado representar Portugal nos Mundiais deste ano. Ainda não há reação pública do atleta.

Em comunicado, a Federação diz que o atleta punha como condição competir em K1, quando o selecionador Ryszard Hoppe o designou para as provas de K2, onde ganhou a medalha olímpica ao lado de Emanuel Silva, e K4: «Fernando Pimenta condicionou a sua presença em estágio e no Campeonato do Mundo a uma participação em Kayak individual, bem como ao enquadramento técnico pelo seu treinador pessoal, aliás posição que já havia tornado pública por repetidas vezes.»

«Confrontado (em reunião) com o natural cumprimento das premissas que haviam sido definidas no início da época, o atleta recusou a sua integração no estágio, rejeitando assim a possibilidade de representar Portugal. Esta é a segunda vez que tal sucede, depois de ter igualmente falhado, por sua opção, o Mundial de 2009», diz o comunicado, acrescentando que a direção federativa «enviará o caso para as instâncias disciplinares correspondentes».

Diz ainda a Federação que a recusa do atleta «não só prejudica aquela que foi a estratégia da participação internacional masculina em kayaks para 2013, como gorou todas as expectativas e esforços de outros três atletas que, de forma abnegada, prepararam toda a sua época com o objetivo de participar no Campeonato do Mundo de Velocidade em 2013 nos eventos de K2 e K4 1.000 metros» referindo-se a Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.

Os Mundiais de canoagem decorrem em agosto, na Alemanha. Com a recusa de Fernando Pimenta, João Ribeiro deve juntar-se a Emanuel Silva no K2 1.000. Sobre o K4 ainda não há certezas.