A cantera do Real Madrid é conhecida como «a fábrica», até mesmo dentro do próprio clube, e o adjetivo não podia ser mais adequado. Nesta unidade de produção de talentos há, neste momento, 10 jogadores internacionais por vários países e saem, muitas vezes, reforços para a equipa principal.

Morata foi um dos últimos diamantes que José Mourinho foi buscar à cantera, mas há mais preciosidades e muitas delas já brilham também ao serviço das seleções dos seus países.

Mariano, avançado do Real Madrid C, estreou-se recentemente pela seleção principal da República Dominicana e não podia ter melhor começo, já que marcou um golo na conversão de um livre.

Cheryshev é outro dos jogadores da cantera a ascender à seleção principal. O russo passou por todas as seleções das camadas jovens, joga habitualmente com os sub-21, mas Fabio Capello já o chamou para a equipa AA no jogo com os Estados Unidos.

Com apenas 20 anos, o brasileiro Casemiro trocou o São Paulo por Madrid no mercado de janeiro e foi mesmo inscrito pelos merengues na lista atualizada entregue à UEFA para a Liga dos Campeões. Além disso, já foi internacional AA pela seleção canarinha.

O central do Madrid C, Marc Vales, já parece é uma peça importante na seleção principal de Andorra. Disputou 26 jogos com a equipa nacional do seu país e voltou a ser chamado para o jogo com a Estónia de apuramento para o Mundial-2014.

O peruano Benavente também parece estar a chegar ao escalão máximo das seleções. Depois de ter disputado o campeonato sul-americano de sub-20, a imprensa peruana aponta-o como muito provável na convocatória da seleção principal para o jogo frente ao México do dia 17 de abril.

Estes são apenas alguns dos «canteranos» que vão chegando às seleções AA, mas há vários outros que são presença constante nos escalões mais jovens.